Pãozinho Vegano de Abóbora (com talos de agrião)

Pãozinho Vegano de Abóbora (com talos de agrião)

Pãozinho Vegano de Abóbora (com talos de agrião)!

Esse é o segundo (e penúltimo) post – por enquanto rs – da série Sem Desperdício, que foi preparada com muito carinho por mim e pela Paola (nutri colaboradora do Blog)!

Nossa ideia é passar informações, acompanhadas de boas receitinhas, para eliminarmos (ou reduzirmos bastante) o desperdício de alimentos.💚

Se você não chegou a ver, o primeiro post foi sobre a Abóbora  (como usar cascas e sementes), com receita de chips de casca de abóbora e outras várias sugestões.

A abóbora volta a aparecer na receitinha de hoje, mas como “coadjuvante”!rs Isso porque os protagonistas da vez são os talos de agrião, couve e demais folhas, que normalmente são descartados.

Além de várias informações nutricionais sobre eles, o post vai contar com uma deliciosa adaptação do Pão de Queijo Vegano, em que os talos dão um sabor super especial! 

O post será dividido em 4 tópicos: primeiro um vídeo explicativo (como sempre tem em toda receitinha – não pode faltar né?!rs), depois a receita de pãozinho vegano, em seguida informações nutricionais sobre os talos de agrião e couve e, para concluir, outras sugestões de receitas!💚

Obs.: Muitos mercados descartam os talos antes mesmo de disponibilizarem as verduras para venda. Evite comprar dessa forma. Priorize os orgânicos e folhas inteiras!

Vídeo explicativo

O vídeo abaixo, publicado no canal do youtube, é uma forma de ilustrar melhor todo o conteúdo do post! Nele, você conhecerá mais as propriedades dos talos e também aprenderá a fazer uma receita super prática (além de outras diversas sugestões).

 Receita de Pãozinho Vegano de Abóbora com Talos de Agrião:

Pãozinho Vegano de Abóbora (com talos de agrião)
Tempo total:
1 hr 10 mins
 

Um jeito prático e delicioso de não descartar talos de couve, agrião e demais folhas!

Rendimento: 40 unidades
Autoria: Paloma Moreira
Ingredientes
  • 570g de abóbora cozida
  • - talos picados (de qualquer folha e na quantidade que você optar)
  • 80g de polvilho doce (fécula de mandioca)
  • 120g de farinha de mandioca
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo:
  1. Em um recipiente, e com a ajuda de um garfo, amasse bem a abóbora cozida.

  2. Misture manualmente com os talos.

  3. Acrescente o polvilho doce e novamente misture.

  4. Faça o mesmo com a farinha de mandioca, sal, fermento e azeite.

  5. Quando a massa estiver modelável, faça as bolinhas do pão e disponha em uma assadeira untada com azeite.

  6. Deixe no forno pré-aquecido a 175ºC por 40 minutos. 

Informações Nutricionais dos Talos e Couve e Agrião

Como (infelizmente) seria impossível falar sobre todas as verduras existentes (e seus talos)rs em apenas um post, tivemos que selecionar algumas!

Optamos, então, por falar sobre couve e agrião!💚

Caso você tenha vontade de saber sobre uma verdura específica, deixe nos comentários que (prometo) em breve surge post sobre ela!rs

Couve

Faz parte do grupo das brássicas, ou crucíferos, o mesmo da couve-flor, repolho, brócolis, nabo, couve de bruxelas, mostarda, rabanete, rúcula e agrião (o outro protagonista desse post)rs.

Esse grupo é fonte de glicosinolatos, compostos que tem uma grande atividade antioxidante (ou seja, contribuem na prevenção de doenças como câncer, por exemplo).

Vale lembrar que esses compostos são hidrossolúveis e, portanto, ao serem cozidos em água têm seu teor reduzido. O ideal é que o cozimento seja feito no vapor!

Assar também é uma boa opção, assim como faremos com o pãozinho desse post (que leva talos de agrião como ingredientes).

Além disso, a couve é também fonte de cálcio, magnésio, fibras, betacaroteno e vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e C.

Agrião

É uma planta perene que cresce na Europa, América do Norte e em algumas partes do sul da Ásia. Trata-se de uma espécie de erva aquática, que cresce em torno de água limpa e fria.

Em algumas regiões, inclusive, é considerada uma erva daninha aquática! 

Como sabemos, geralmente é consumido em forma fresca em saladas, sopas e outras receitas (como nosso pãozinho vegano delicioso)!rs 

O agrião possui vitaminas do complexo B, C, E, pró vitamina A, ácido fólico e minerais como cálcio, fósforo, iodo, ferro, iodo e enxofre. Além disso, é fonte de fitoquímicos, metabólitos secundários, entre eles os glicosinolatos (citados acima)!

Tudo isso está super bem distribuído por todo caule e folhas do agrião,  e justamente por isso é importante não desperdiçar o
caule (os talos) desse vegetal.

As folhas também são amplamente usadas como agente diurético, expectorante e antidiabético, e outros estudos propõem efeitos hepatoprotetores e benefícios no manejo da redução dos níveis de colesterol, nos danos no DNA de linfócitos e em alguns tipos de câncer (como o de cólon).

E não é só!!rs O agrião, ainda, possui fitoquímicos fenólicos e flavonoides que tem efeito anti-inflamatório em nosso corpo.

Mais Sugestões:

Além de consumir cru, em saladas, outra sugestão é usar essas verduras (couve e agrião) para fazer cubinhos verdes (liquidificar a hortaliça orgânica com água e colocar em cubinhos de gelo, para depois serem utilizados em diversos sucos).

Também podem ser usados como recheios de tortas e pasteis veganos! 

Me conte o que achou!

Espero que tenha gostado!

A gente se vê no próximo post (onde falaremos sobre Banana)!♥

receitas veganas saudáveis

Paloma Moreira

Acompanhe o Blog:
Gostou desse post? Compartilhe!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *